Poucos contos e alguns trocados.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Palavrões

Bom, gente, como vocês já devem saber (principalmente quem me conhece de outros carnavais), eu tenho a boca muito suja - faço uma pausa pra confessar que pensei em inserir um palavrão aqui, mas me contive bem  a tempo.

Mas eu tava dizendo que eu tenho a boca muito suja e que já cansei de ouvir que isso é feio e blá blá blá. Aí eu andei pensando: o que torna uma palavra um palavrão? Tipo, quem resolveu que "merda" é um palavrão? O que que "merda" tem que outras palavras não têm?

Antes que alguém diga que essa resposta é fácil, porque "merda" designa um elemento mal-cheiroso e pouco agradável, eu gostaria de lembrar que "fezes" - palavra digna o bastante pra aparecer num texto científico - e cocô - que faz parte do vocabulário infantil - designam exatamente a mesma merda - com o perdão da palavra.

Ora, então, é o uso. É, deve ser, porque até eu, que tenho a imaginação bem fértil, acharia no mínimo bizarro alguém bater o dedinho na quina dum móvel e gritar "fezes!" [pausa pra rir]

Eu estava até satisfeita com essa explicação, quando me lembrei duma outra coisa. "Foda-se" é palavrão, certo? Certo, embora eu não veja problema nenhum nisso. Aí, algumas pessoas, pra tornar o próprio texto mais publicável, trocam "foda-se" por "dane-se" que não é palavrão. Certo?

Legal, mas, nesse caso, as duas palavras têm exatamente o mesmo emprego, na mesma situação. Então, por quê?

Bom, nesse caso, podemos apelar  para o significado. "Foda" significa o ato sexual, que é um tabu na nossa sociedade judaico cristã e...

Muita calma nessa hora.  "Danar" é condenar ao inferno, o que, na minha humilde opinião, é muito pior que sexo, mesmo numa sociedade em que este é um tabu.

Leiam mais de uma vez e pensem se não ficaria bem mais enfático se o lema do Calvin fosse "Que se foda"


E tipo, não é porque a palavra "soa" feia, porque foder e poder são muito parecidas (tanto que tem umas piadinhas do tipo "phoder" e sei lá mais quê) e poder não é considerado um palavrão. 

Então, meu desocupado leitor, o que tu acha? O que dá a uma palavra a "imensa honra" de ter "chulo" antes de seu significado no dicionário? Seria o dicionarista o responsável por relegar algumas palavras à categoria de palavras chulas ou ele simplesmente registra a imensa injustiça que fazem com as coitadas?

Pensem sobre isso.

Ps: eu não usei nada de estranho.


Um comentário:

  1. Ahhh, acho que são as pessoas que fazem os palavrões. Ninguém chama a outra vadia de "mulher da vida" (ou chama?)ahahah
    Isso é meio complicado de responder, na verdade. Seria mais uma dúvida pro Dino Pensador.:P
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!