Poucos contos e alguns trocados.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Livro: Ironia - Frases soltas que deveriam ser presas


Resenha do livro: Ironia - Frases soltas que deveriam ser presas

Confesso que não o li até o fim, só consegui chegar à metade (uma vitória, na verdade), mas vou fazer a resenha mesmo assim (isso não é procedimento padrão aqui, garanto).

O livro promete "frases de humor refinado cuidadosamente compiladas", mas, na verdade, tu encontras lá o que encontrarias nessas revistinhas de piadas compradas em padarias às vezes em pacotes (dois livrinhos por R$1,99) - encontras tudo, inclusive piadas. Numa edição mais caprichada e na ortografia oficial, claro.


 Outras são frases autoajudativas de páginas de facebook. Algumas "Não corrigir as próprias falhas é cometer a pior delas - Confúcio". ou "O avarento experimenta, simultaneamente, todas as preocupações do rico e todas as torturas do pobre - Albert Guinon". Procurei bastante mas não encontrei nem ironia e nem humor nelas.

As frases "humorísticas" do livro são politicamente incorretas - e o autor, como a maioria dos humoristas, acha isso uma grande coisa (e refinado, ainda por cima).

Vamos por partes: eu não entendo muito de refinamento, classe, essas coisas de gente rica, mas eu sei que a Zorra Total não é nada refinada - é humor popular, e ser pobre não é nada refinado, certo?

Acontece, meus anjos, que a Zorra Total é um dos programas de humor mais politicamente incorretos da televisão brasileira. Eles já tomaram um punhado de processos por causa disso.  Leiam aqui e aqui ou numa pesquisa rápida no google. O Zorra só não tem o glamour de um CQC, por exemplo.



Outra coisa que eu acho bem besta na galera que faz humor politicamente incorreto, são os homens reclamando que as mulheres dizem que eles não prestam (todos eles). Acontece que esses mesmos sujeitos ficam repetindo frases como "Quando um homem casa, ou trai sua natureza ou trai sua mulher" - Guime Davidson - como se isso fosse muito foda. Eu sou obrigada a perguntar se esses homens são burros, porque francamente. O sujeito está dizendo que nenhum homem presta. A mulher que diz isso só tá concordando - e repetindo - o que o cara disse.

Ainda sobre infidelidades: "Para evitar filhos, transe com a cunhada. Se nascem, são sobrinhos" - só cuidado pro teu cunhado não ler isso.

Enfim. Pra não dizer que o livro inteiro não presta, na última página tem a seguinte frase: "Até o pior dos livros tem uma página boa. A última" - John James Osborne. Finalmente, a ironia! - não salva o livro, mas né.

Não recomendo pra ninguém. Faz mais sentido seguir páginas de facebook ou procurar na própria internet. O próprio autor - que não é nem humorista, só compilou as frases - admite que achou a maioria na internet.


Um comentário:

  1. Meu, que livro péssimo, sério! Também detesto quem faz humor politicamente incorreto e acha isso bonito e ~engraçado.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!