Poucos contos e alguns trocados.

domingo, 24 de julho de 2016

Física quântica, o universo e a culpa

Primeiro de tudo: eu não entendo nada de física quântica. O que sei é simplesmente o que espalham por aí. E as pessoas que espalham sabem exatamente a mesma coisa, lhes garanto.

Eu não acho que física quântica seja uma bobagem, pelo contrário. Acho que é uma ciência e que, por isso, deve ser levada a sério, não usada como justificativa de qualquer crença que não faz muito sentido olhando-se com a ótica das ciências não quânticas, tais como a física newtoniana.

Dito isso, posso começar o meu post, explicando o quão necessário se faz que pessoas que queiram falar sobre física quântica realmente a estudem em vez de ler posts de facebook.

Primeiro ponto: o livro O Segredo. Aquele, com a capa bonita e uma marca vermelha, lembram? Eu não o li, mas todo o mundo leu e eu sei mais ou menos o que diz. Que é algo como "deseje ardentemente e você conseguirá". E não é só aquele livro que diz isso. O povo do Centro Espírita e da Seicho-no-ie diz a mesma coisa.

Tipo isso

É claro que qualquer pessoa racional sabe que isso é ridículo. Não faz o menor sentido.

Ai, mas o pensamento positivo...

O pensamento positivo tem uma vantagem. Imagina que você saia de casa de mau humor. Um cara te olha torto e tu já quer matar ele. Se tu sair de bom humor, tu nem vai ver o manolo. Mas é só isso. Pensar positivo, por si só, não vai te dar absolutamente nada.

Bem, às vezes funciona, por motivos alheios ao desejo da pessoa. Sei lá, desejo de se curar e medicamentos corretos podem curar uma doença. É claro que foram os remédios mas o povo jura que foi a fé. Claro que, em alguns casos, a pessoa não fez nada além de desejar. O que, absolutamente, não prova que foi o desejo que o fez. Se eu desejar que chova amanhã. Ganhar na loteria. Arrumar um namorado. Sei lá, pode acontecer. Por acaso.

Bem, vocês me dirão, e como essas pessoas lidam com o fato de que nem todas as vezes em que se deseja, o desejo se realiza?

E é aí que vem o segredo, ou seja, o lado mais cruel dessa história toda: se teu desejo não se realizou, é porque tu desejou errado. Portanto, a culpa não é da teoria (falha e sem sentido) mas da própria pessoa que está sofrendo. Claro que, se tu deseja ter uma bicicleta e não a consegue, tu vai sofrer alguma contrariedade - o que não chega nem perto de ter uma doença grave e não conseguir se curar.

Essas pessoas dizem isso pra orações também. Há uma parte da Bíblia que diz algo como "pedi e obtereis". É em Mateus 7:7 "petite et dabitur vobis". Obs: esse "pedi" não é de "eu pedi" e sim a segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo (pedi vós), que significa algo como "peçam". Obtereis também é segunda pessoa (vós) mas do futuro do presente do indicativo "vocês vão obter". Voltando.

A Bíblia não se contesta. Se lá tá escrito que, se tu pedir, tu vai ter, então, se tu pedir, tu vai ter. O que, evidentemente, não acontece sempre. E a desculpa? Tu pediu errado. Ou, a clássica: tu não merecia (essa faz mais sentido. Afinal, fazemos 98890 burradas na nossa vida, e Deus deve saber de todas elas, e não nos dá algumas coisas pra nos "castigar"). Na verdade, como eu sempre digo, eu não preciso pedir porque, afinal de contas, Deus sabe tudo que eu preciso, e mais ainda o que eu mereço. Quando eu merecer determinada coisa (cura, dinheiro, emprego, etc), Ele vai me dar. Certo? Acontece que, pra essa gente, mesmo tu merecendo, tu tem que implorar que Deus te dê as coisas (note-se que tem que implorar do jeito certo, seja lá o que isso signifique). Isso me lembra um amigo que trabalhou o mês todo e, no final, a empresa não pagou, nem ele e nem nenhum dos colegas de trabalho dele. 

Se vocês não acreditam em mim, vou dar uns exemplos reais pra comprovar.

Uma conhecida da minha mãe (cujo nome eu nem sei) já teve vários cânceres. E fizeram a pobre coitada acreditar que é algum pensamento ou atitude dela que a faz ter câncer, e ela só vai ficar melhor quando ela consertar isso. Se não estão culpando a mulher pela doença dela, eu não sei o que é isso. E eu não sou idiota. Não adianta camuflar "culpa" com uma palavra bonita, porque, no fim, é isso que é.

Sim, eles estão culpando uma pessoa que tem câncer por ter câncer. E acham que estão ajudando ela.

Pra coisa ficar mais clara, eu vou dar um outro exemplo. 

Eu tenho insônia desde sempre. Desde que eu me lembro, eu viro noites em claro deitada na cama esperando o sono vir de algum lugar. E, claro, minha mãe já me levou no Centro Espírita umas cem mil vezes e rezar o dobro para resolver isso. 

Como vocês devem imaginar, nada disso funcionou (e nem tem por quê). E quando digo isso pra ela (o que é verdade, e ela sabe) ela tem a pachorra de dizer que é porque eu não quis receber ajuda.

Quem já ficou uma noite em claro olhando pro teto e esperando o sono vir sabe o quanto isso é terrível (felizmente existem pessoas que não sabem o que é isso. Eu realmente as invejo). E eu não podia me levantar e ir fazer outra coisa porque, primeiro, eles (meus pais) não deixavam (onde já viu uma criança "ficar acordada" durante a noite ~erm~) e, segundo, eu não podia fazer barulho e, terceiro, não havia internet.

Agora, olhem nos meus olhos e digam que alguém que passou por isso durante TODOS OS DIAS da sua vida durante VINTE ANOS não quer ajuda.  Olhem na porra dos meus olhos e me digam que um dia Deus vai me ajudar. Por que Ele não me ajudou antes? (e teve tempo, como vocês devem ter percebido) E, sendo que Ele nunca me moveu uma palha pra me ajudar, como que eu vou acreditar que um dia ele vai resolver me ajudar?

Tem que ser muito idiota pra acreditar nisso. 

Depois de muito rezar,  eu estou dormindo agora. 


Porque eu tomo antidepressivos. Ou vocês acharam que houve um milagre?

Alguns dizem "ah, mas pra fulano funcionou". Bem, há várias coisas que podem ter acontecido. Houve um erro médico e ele não estava tão doente quanto parecia. Os remédios curaram ele. Sei lá. 

Bem, é meio normal isso, as religiões usarem a culpa pra fazer as pessoas acreditarem nelas. E, claro, mantê-las conformadas com a vida de bosta que levam. "Você fez tal coisa na vida passada". "A gente nasce pecador por causa do Adão e da Eva". "Jesus morreu por causa do seu pecado". "Se você pecar, vai 'morrer'"(detalhe que tudo é pecado, até comer camarão).

Voltando à física quântica. Quando tu diz que é absurdo isso, eles justificam usando a física quântica (que nem conhecem). Dizem algo como "matéria é energia, portanto somos energia. Todo o universo é energia. Nosso pensamento é energia. Podemos usar a energia do nosso pra controlar outras energias, de doenças a pessoas que não nos cumprimentam na rua"

Sem sair desse pensamento, eu digo que essa galera é prepotente pra caralho. Imaginem uma pedra enorme rolando na minha direção. Há uma força que move essa pedra (provavelmente o peso dela, alguém que manje de física me ajuda aqui). Eu tenho uma "força" no braço. Posso impedir a força da pedra com a minha força. Claro que não, né? A minha força tem que ser maior que a força da pedra. (Provavelmente não são esses os termos técnicos, mas vocês entenderam).

E eu gostaria de lembrá-los que, em se tratando de magnetismo - que eles adoram -, os opostos se atraem.

Acontece que, segundo o que me consta, a física quântica não diz metade dessas abobrinhas que o povo acredita (o universo é energia, eu sou energia, o catioro é energia, o pensamento é energia). Isso tudo é sensacionalismo de internet! Vão estudar a física quântica antes de propagar essas besteiras sem sentido!

O poço é tão fundo, que existem até uns cientistas idiotas querendo provar a existência de Deus por meio da física quântica (eu realmente não posso afirmar qual o conceito que a academia tem desses caras, mas sinceramente espero que seja bem baixo). Queridos, isso é impossível, mesmo que Deus exista. E eu vou explicar o porquê. 

Deus, se existe, é um "ser" onipotente - isso é, o maior poder do universo - que criou simplesmente o universo inteiro sem nenhuma falha (e eu não consigo costurar uma brusinha sem uma falha). Universo este que nós não conhecemos nem a beirada mais ínfima. Alguém aí é imbecil a ponto de achar que podemos desvendar alguém mais complexo que o universo, ainda mais usando uma ferramenta "imperfeita"?

Felizmente, ateus são um pouco mais espertos, e não tentam provar a inexistência de Deus - o que é mais impossível ainda, porque simplesmente não se pode provar a inexistência de qualquer coisa. Na dúvida, tente me dar uma prova de que você não tem um irmão cego. Mas uma prova cabal, tá? 

Bem, acho que é isso. 

Resumindo: não culpem as pessoas pelos sofrimentos delas. Isso é doloroso (pra elas) e, claro, estudem um pouco de física quântica antes de ficar falando coisas que não sabem. Física quântica não é bagunça.

Ah, claro, e agora pros ateus: leiam Nietzsche antes de falar "Deus está morto". Já conversei com um ateu que discordava do filósofo em tudo mas não sabia e ficava repetindo isso. Se você leu, desconsidere isso, por favor.



Post Scriptum: Procurei alguém pra me ajudar com os termos técnicos no episódio da pedra, não apareceu ninguém, então vai assim mesmo. Se alguém tiver alguma contribuição, favor entrar em contato que eu arrumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!