Poucos contos e alguns trocados.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Evolução em godê

Ultimamente não tenho feito tantos vestidos godê, porque gasta muito tecido (rs) e dá trabalho de fazer a bainha, porque é redondo. As minhas primeiras bainhas ficavam bem malfeitinhas por falta de experiência. Aqui vocês têm uma retrospectiva do meu trabalho em se tratando de saias godês.


Esse foi praticamente o primeiro vestido que fiz. Nas fotos está maravilhoso, mas, na vida real, ficou horrível. Estava tudo bem até eu tentar fazer a bainha da saia godê. O cetim não firma, é difícil demais, escapava toda hora e eu cheguei até a costurar um pedaço da alça do vestido junto com a barra! Em resumo, eu acabei com o vestido tentando fazer a bainha.  

Apesar de tudo, ele me ensinou um punhado de coisas e, hoje, fico feliz de ter errado tanto com ele.


Esses foram meus primeiros vestidos godê (que deram certo). Eles foram feitos de failete, um tecido pra forro que eu comprei em promoção por 2 reais o metro (ele normalmente custa 4 e poucos). Tive que fazer tudo duplo, senão fica transparente. Como eu estava traumatizada com o godê anterior, o tecido duplo me salvou pois eu não precisei fazer bainha (no vestido rosa, dá pra ver como eu fiz).

Agora eu acho eles estranhos, mas, no momento em que fiz, eu amei haha
Ainda tenho failete mas não tenho mais coragem de usar, olha o trabalhão que vai dar pra ficar assim esquisito. Pensando bem, agora eu estou mais experiente então talvez não fique tão estranho. Mas é melhor não arriscar. 

Nesse outro eu nem fiz bainha, de medo. Ele também é de cetim, mas um cetim bem melhor que o do primeiro vestido. Coloquei uma rendinha na barra, pra disfarçar. Eu fiquei muito satisfeita com ele (menos com a bainha). Agora que estou mais experiente, pretendo voltar nele e refazer a bainha, do jeito certo (falarei sobre isso mais adiante).

Esse é o Galadriel Mirror Dress, que também foi feito em failete, só que com uma camada de tule por cima. Eu sinceramente não gostei dele, ficou estranho (não gostei nem quando fiz). E ainda gastei horrores de tecido (não que fizessem muita falta, o tule custa uns 3 reais um metro com 2,5 de largura). Postei aqui porque também é godê, de certa forma, mas foi feito a partir de um molde catado na internet, e não no chute, como os outros. 

Na verdade, "no chute" não é bem o termo, eu sempre faço molde, mas alguma coisa eu sempre improviso, então é meio no chute. 


Depois eu ganhei esse tecido azul de bolinhas brancas da Camila, minha prima, (na verdade era um pedaço de viés) e ele virou duas blusinhas de Monster High (não tentem entender como fiz isso, só saibam que eu fiz). Foi aí que resolvi botar a mão no bolso e comprar tricoline - que acho que é o melhor tecido pra fazer roupinhas, que fica mais bonito. Comprei tricoline vermelho pra fazer uma saia que combinasse. Eu estava tão traumatizada com o godê que a primeira que fiz com aquele tricoline foi franzida. 

Eu não gostei dela, ficou parecendo um bujãozinho de gás. Até hoje, não sei onde foi que errei nela. Aliás, fiquei um bom tempo sem fazer saias franzidas depois dela. Enfim. Depois dessa tentativa fracassada, eu voltei ao godê. O resultado?

A bainha não ficou lá aquelas coisas, mas já tava dando pro gasto. E foi aí que comecei a fazer só saias godê. Tenho uma coleção razoável de saias godê para Monster High na minha caixinha de roupinhas de Monster High. 




E agora apresento o meu último trabalho em saia godê (trilha sonora de suspense):


(Sim, é um vestido de Barbie. Fiz porque tinha um punhado de Barbies nuas aqui em casa, e já estava engrenada fazendo vestidos das Twin Princesses). A bainha ficou praticamente perfeita, graças a uma treta que a prófis de costura me ensinou pra fazer bainha em coisa curva. Não, eu não pedi pra me ensinar fazer bainha em saia godê, ela ensinou porque estávamos pondo bolso no meu casaco e a beirada é arredondada. O troço é tão simples que dá até raiva! Basta fazer uma costura bem na beiradinha e franzir. O treco vai dobrar automaticamente e aí costura. Fim de papo! 

Enfim. Agora me sinto completamente segura pra fazer saias godê, bainhas em saias godê e o caralho a 4. Acho que vou comprar um cetim e refazer meu primeiro vestido, só de zoas. 

Espero que tenham curtido essa pequena retrospectiva. Eu adorei, me deu uma sensação boa de que meu trabalho valeu a pena.

6 comentários:

  1. Evoluiu bastante mesmo! E cada vez melhorará mais ;)

    ResponderExcluir
  2. OK, Google Translate is horrible. Do you do a running stitch on the hem of the circle skirt, pull it to gather until it folds on itself, then stitch across the hem? I loved the story of your pattern.

    ResponderExcluir
  3. Apaixonada pelas suas criações! Eu cursei moda, mas desde que saí da faculdade fiquei traumatizada de pegar uma máquina de costura de novo. E nossa, como as roupas são pequenininhas deve ser mais difícil ainda né? Você está evoluindo bem, continue assim! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, como assim traumatizada? Preciso te apresentar minha professora de costura, que é uma fofa. Tu ia perder o trauma na mesma hora!

      Meu Deus, tu cursou moda! Eu vou prestar vestibular pra moda e super quero conversar sobre a faculdade, me add?

      Todo o mundo comenta que é difícil fazer coisas pequenas, mas eu prefiro.

      Valeu pelo comentário!

      Excluir

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!