Poucos contos e alguns trocados.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sereias

As sereias são, na mitologia grega, seres metade pássaro e metade mulher, cujo canto maravilhoso atraía os mergulhadores para, então, devorá-los. A forma atual da lenda (metade mulher, metade peixe), foi tomando corpo na Idade Média, provavelmente influenciada pela mitologia nórdica.

Os gregos também tinham umas mulheres da água, as nereidas, filhas do deus Nereu (antigo deus da água, que reinou antes de Poseidon). Elas eram ninfas aquáticas.

Tentei imaginar a Ariel metade pássaro. Ia ser difícil fazer um troço fofinho
(Pensando bem, faz bastante sentido que seres com um canto maravilhoso sejam metade pássaros, não? Porque, até onde eu sei, peixe não canta. Baleias e golfinhos sim, mas não são peixes. Existe a ordem dos sirênios, que engloba os peixes-boi, que, até onde me consta, também não cantam. E tem uma banda chamada Sirenia)

E esse é o clipe da música de que eu vou falar hoje:

 
Eu amo essa música 


A música vem do álbum Destination Set to Nowhere, do Vision Divine, um álbum conceitual que narra a história de uma população humana que, cansada das corrupções da Terra, parte em busca de um planeta no qual possam viver em paz. Eles encontram o planeta mas, pouco depois de terem se estabelecido lá, começam a surgir os mesmos problemas que já enfrentavam na Terra. Quem lembrou da Arca de Noé põe o dedo aqui



Durante a viagem - que é extremamente longa, afinal, é uma viagem pelo espaço em busca de um planeta que forneça condições para a vida humana - o personagem principal - o sujeito que tem a ideia de levar a galera pra passear - começa a "delirar". Antes da letra da música, tem uma pequena introdução (no encarte do disco):

Um caminho tão longo, um tempo tão longo. Apesar de sabermos que isso ainda é o comecinho, estar perdidos no espaço por todos esses anos está minando nossa sanidade. Nós quase perdemos a esperança e todo esse silêncio está me trazendo estranhas sensações: às vezes, quando eu me fecho no meu quarto, tentando dormir, eu penso sobre Ulisses e sua busca interminável na volta para casa... às vezes eu pareço ouvir vozes me chamando pra fora daqui, como sereias nos chamando de suas luas [tradução minha, beeeeem livre]
E a música:

"If I close my eyes I can hear voices like a whisper
Someone's calling
Like old mermaids from their moons
Singing melodies to those who pass by, then surrender
My reason's falling..."

Algo como "Quando fecho meus olhos, posso ouvir vozes como um sussurro
Alguém está chamando
Como velhas sereias de suas luas
Cantando melodias para aqueles que passarem, então os surpreendem
Minha razão falha"

Depois ele diz "Like Ulysses and his sailors
Now we face our Odyssey
(...)
Trying to keep our sanity"

"Como Ulisses e seus marinheiros
Agora enfrentamos nossa Odisseia
(...)
Tentando manter nossa sanidade"

Ulisses, pra quem não sabe, é o herói grego conhecido por sua inteligência. Ele, após a guerra de Tróia, que durou dez anos, mata um ciclope, desafiando Poseidon, pai e protetor dos ciclopes. Por isso, o deus do mar o persegue, atrasando sua viagem de volta para casa, que acaba durando dez anos. 

No episódio a que a música se refere,  Ulisses passa pela ilha das sereias e, desejando ouvir seu canto sem morrer, manda seus marinheiros taparem os ouvidos com cera e o amarrarem ao mastro do navio, e não o soltarem em hipótese alguma. Assim, ele pôde curtir a sonzeira. 



No clipe, como vocês devem ter percebido, o rapaz se acorrenta para não ser levado pelas mulheres que o atraem.

E a Iara, do folclore brasileiro, também é uma sereia. Ela atrai os pescadores, que acabam morrendo afogados. Na Wikipedia,  diz que, no princípio, o personagem era masculino e também devorava os pescadores. A versão feminina é posterior, provavelmente influenciada pelos mitos europeus. Eu não sabia disso. Não manjo nada de mitologia tupiniquim. 


E tem a música Iara, da excelente banda brasileira Aquaria:


 
Eu também amo essa música



O legal dessa música é que ele conta a partir do ponto de vista do moço que se afoga (eu deduzo). Curtam só um pedacinho da letra:

"Take my hand
show me where the river ends
I look into your eyes and see what I have never seen
Hold me now
Love me to the end of dawn
I look into your eyes and feel I'm living in a dream"


"Pegue minha mão
Mostra-me onde o rio termina [e morreu]
Eu olho em teus olhos e vejo o que jamais vi
Abraça-me agora
Ama-me até o fim da alvorada
Eu olho em teus olhos e sinto que estou vivendo em um sonho"



Existe uma interpretação para o mito da sereia, de que ele representaria a sexualidade feminina. A sociedade europeia é patriarcal, ou seja, os homens é que contam as histórias. Não existe a voz da mulher falando por si mesma: eu tenho tais e tais desejos, eu penso assim ou assado, eu sinto isso ou aquilo. Por conseguinte, a mulher é o desconhecido e tudo o que é desconhecido é ameaçador. 

Portanto, os homens representam a mulher usando a sexualidade como modo de controlar os homens, não de obter prazer. Pensem em mulheres dominadoras e sexys da literatura (e filmes mais recentes, com pouquíssimas exceções). Elas fazem sexo, encantam os homens, mas com o intuito de obter vantagens, e não prazer. A imagem da moça que transa com um sujeito rico pra engravidar e "dar o golpe da barriga" é exatamente a mesma coisa. Ninguém pensa que ela transou porque tava afim de transar - simplesmente - e engravidou porque - ué - porque transou.

Uma dica, homens: as mulheres na vida real não são assim. Aqui tem algo sobre isso, sobre as mulheres de games e super-heroínas que usam roupas minúsculas e pouco confortáveis para lutar - algumas inclusive tiram partido de seu belo corpo para ajudar a vencer lutas!

Bom, por hoje é só. Pra finalizar, deixo um link dum blog que tem uma matéria bem interessante sobre o tema: http://merafantasia.blogspot.com.br/2007/10/sereias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!